Marc Márquez fecha em quinto, e Yamaha estreia seu aguardado motor V4
Franco Morbidelli começou o fim de semana do GP de San Marino de forma brilhante. O piloto da VR46 Racing Team aproveitou a experiência acumulada nos inúmeros testes em Misano para liderar o primeiro treino livre da MotoGP. Com uma volta em 1min31s342, ele superou por pouco mais de dois décimos o francês Fabio Quartararo, da Yamaha, que ficou em segundo lugar. Logo atrás, a diferença foi mínima: apenas cinco milésimos separaram Quartararo de Fabio Di Giannantonio, também da VR46.
Morbidelli fechou a sessão no topo da tabela, mas não escapou do drama: sofreu uma queda na Curva 10 já em sua última volta. Ele não foi o único — o treino livre foi movimentado e marcado por acidentes, incluindo duas quedas consecutivas de Miguel Oliveira, piloto português da Pramac, que saiu ileso.
Topo da classificação

O quarto tempo ficou com Álex Márquez, que terminou logo à frente de seu irmão e líder do campeonato, Marc Márquez, em quinto. A Honda viu Luca Marini aparecer como seu melhor representante, enquanto Pedro Acosta assumiu o protagonismo da KTM com o sétimo tempo. Marco Bezzecchi colocou a Aprilia no oitavo lugar, seguido por Raúl Fernández e Jorge Martín, que completaram o top 10. Já Francesco “Pecco” Bagnaia ficou apenas em 11º.
A estreia do V4 da Yamaha
⚠️ @Afernandez37 stops trackside
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) September 12, 2025
And @_moliveira88 has just gone down 💥#SanMarinoGP 🇸🇲 pic.twitter.com/WP8nu76d7F
Se Morbidelli brilhou, outro ponto alto do treino foi fora do topo da tabela: a estreia do aguardado protótipo da Yamaha com motor V4. O piloto de testes Augusto Fernández, que recentemente renovou contrato até 2027, foi o responsável por colocar a novidade na pista.
Logo na terceira volta, Augusto mostrou evolução, girando em 1min33s771, mais de um segundo mais rápido do que suas voltas iniciais. Pouco depois, entretanto, enfrentou problemas mecânicos que o obrigaram a retornar aos boxes. Na sequência, voltou e conseguiu completar 17 voltas, marcando 1min32s537 como melhor tempo, que lhe rendeu a 21ª posição — à frente apenas de Johann Zarco e do tailandês Somkiat Chantra, seu companheiro de testes.
Ainda que os tempos não tenham impressionado, a simples presença do novo V4 no grid representou um passo importante para o futuro da Yamaha, que busca retomar competitividade frente a rivais já consolidados nesse tipo de configuração.
Abaixo a tabela completa de hoje (12.09.25)
Franky can relax 🙌
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) September 12, 2025
Morbidelli tops FP1 ahead of Quartararo and @FabioDiggia49 🏁#SanMarinoGP 🇸🇲 pic.twitter.com/wJukzOHLy5
Confira mais sobre MotoGP no nosso site.












