Em uma sexta-feira imprevisível na MotoGP em Indonésia, as duas Ducati de fábrica ficaram fora do top 10. Marc Márquez, recém-coroado campeão mundial, caiu duas vezes nos treinos e, pela primeira vez na temporada, ficou de fora do Q2. Seu companheiro Francesco Bagnaia também foi obrigado a disputar o Q1, num dia atípico para a Ducati.
Sem contratempos, Marco Bezzecchi (Aprilia Racing) dominou os treinos livres e liderou com folga, deixando Fermin Aldeguer (BK8 Gresini) e Pedro Acosta (Red Bull KTM) para trás — ninguém chegou a menos de quatro décimos do tempo do piloto #72.
Drama cedo para o #93

O dia não começou bem para Márquez. Ele caiu na curva 10 logo nas primeiras voltas, e ficou em 17º lugar com meia hora restante. Depois, já em posição 20ª, ele sofreu outra queda forte na curva 5, sendo lançado sobre o guidão da Ducati. Com 17 minutos para o fim, Márquez retornou à pista para tentar angariar um lugar no top 10. Enquanto isso, Bagnaia estava em 18º — muito aquém do esperado
A caça ao top 10
Na volta seguinte, Márquez conseguiu ascender à 6ª posição com um tempo de 1min29s718, ultrapassando Acosta. Porém, Bezzecchi reagiu com autoridade, baixando para 1min29s240 e reassumindo a liderança com cerca de quatro décimos de vantagem. Márquez chegou a ocupar o 4º lugar momentaneamente, mas o susto ainda não havia terminado.

Nos minutos finais, Bagnaia e Márquez estavam em pista ao mesmo tempo. Márquez estava em P8 e Bagnaia em P17. Apesar das tentativas, Bagnaia viu uma de suas voltas canceladas por bandeira amarela provocada por quedas de Alex Márquez (Turn 12) e Enea Bastianini (Turn 3), e depois por uma queda de Johann Zarco na curva 8, o que impediu que ele melhorasse seu tempo. Ao final, Bagnaia fez sua melhor volta, mas ficou apenas em 16º, enquanto Márquez acabou sendo eliminado do top 10.
Isso encerrou a invencibilidade de Márquez nas sextas-feiras em 2025 e fez com que ambos os pilotos da Ducati fossem ao Q1 — algo que não acontecia desde o GP de Valência de 2023.
O top 10 da sexta em Indonésia
- 1º: Bezzecchi (Aprilia)
- 2º: Aldeguer (BK8 Gresini)
- 3º: Acosta (KTM)
- 4º: Luca Marini (Honda)
- 5º: Raul Fernández
- 6º: Joan Mir
- 7º: Fabio Quartararo
- 8º: Alex Rins
- 9º: Miguel Oliveira
- 10º: Alex Márquez
Agora o foco se volta para o Q1, Q2 e a Tissot Sprint. Os adversários tentam alcançar Bezzecchi em Mandalika, e o sábado promete ser eletrizante.
Confira mais sobre MotoGP em nosso site.












