O GP da Indonésia de 2025, em Mandalika, entregou fortes emoções neste domingo (5). A corrida foi marcada por um acidente logo na primeira volta envolvendo Marc Márquez e Marco Bezzecchi, que transformou a dinâmica da disputa. Aproveitando o caos, o jovem espanhol Fermín Aldeguer brilhou com uma atuação impecável, garantindo sua primeira vitória na MotoGP e consolidando a Gresini Racing no topo do pódio. Ao lado dele, Pedro Acosta e Álex Márquez completaram o pódio.
Acidente logo na largada muda o cenário da corrida
MASSIVE CRASH FOR BEZ AND @marcmarquez93 💥
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) October 5, 2025
Thankfully both are walking away 👀#IndonesianGP 🇮🇩 pic.twitter.com/hqM7sKqVV0
A largada já mostrava sinais de tensão. Pedro Acosta saltou na frente, seguido por Luca Marini e Fermín Aldeguer, enquanto Marc Márquez ganhava posições de forma agressiva. Entretanto, ainda no segundo setor da primeira volta, o espanhol da Aprilia acertou a traseira da Ducati de Bezzecchi, levando ambos à brita.
O heptacampeão levantou sozinho, mas saiu mancando e levando a mão ao ombro direito. Minutos depois, exames confirmaram uma pequena fratura, que pode comprometer sua sequência no campeonato. Bezzecchi também abandonou a prova, aumentando ainda mais a frustração em uma temporada irregular.
One more look at the Bez and @marcmarquez93 incident 👀#IndonesianGP 🇮🇩 pic.twitter.com/Mzmc0eKbmS
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) October 5, 2025
A direção de prova confirmou que o incidente será revisado, mas, de imediato, a corrida seguiu sem punições adicionais.
Aldeguer assume a ponta e dispara
🔄 @aldeguer54 overtakes @37_pedroacosta for the lead! #IndonesianGP 🇮🇩 pic.twitter.com/aSjy5MNpVj
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) October 5, 2025
Com os dois favoritos fora, Aldeguer viu a oportunidade perfeita para atacar. Após ultrapassar Marini e Acosta ainda nas primeiras voltas, o piloto da Gresini assumiu a liderança e começou a impor ritmo forte. Volta após volta, a vantagem aumentava: 1s3 na 10ª volta, 4s5 na 15ª, chegando a quase 10 segundos de diferença no fim da corrida.
Enquanto Aldeguer controlava sozinho na frente, o duelo pela segunda posição pegava fogo. Acosta, que havia perdido terreno, passou a se defender de Álex Márquez e de um surpreendente Álex Rins, que escalou o pelotão e chegou a ocupar a vice-liderança momentaneamente.
Bagnaia em crise e disputas no pelotão intermediário
Unfortunately from bad to worse for @peccobagnaia who has gone down 💥#IndonesianGP 🇮🇩 pic.twitter.com/p4f2eCGFmL
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) October 5, 2025
O fim de semana foi especialmente difícil para Pecco Bagnaia. Bicampeão da categoria, o piloto da Ducati sofreu mais uma queda e terminou entre os últimos, longe da briga por pontos. Foi a confirmação de um GP para esquecer, após já ter enfrentado problemas no sábado.
No grupo intermediário, nomes como Fabio Quartararo, Raúl Fernández e Fabio di Giannantonio animaram a disputa, em um pelotão compacto que brigava diretamente pelas posições entre o quinto e o décimo lugares.
Primeira vitória e pódio emocionante para a Gresini
THE ROOKIE @Aldeguer54 WINS THE #MotoGP RACE 🥇#IndonesianGP 🇮🇩 pic.twitter.com/LG7qqX4pac
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) October 5, 2025
No final, a festa foi toda da Gresini Racing. Aldeguer cruzou a linha de chegada com autoridade, conquistando uma vitória histórica com 9s de vantagem para Pedro Acosta, que recuperou a segunda posição no penúltimo giro. O pódio foi completado por Álex Márquez, selando uma dobradinha memorável para a equipe italiana.
Próxima parada: Phillip Island
Com a vitória, Aldeguer se coloca definitivamente como uma nova força da MotoGP, enquanto Acosta mantém a consistência que o credencia como um dos nomes do futuro. O abandono de Márquez e a queda de Bagnaia reforçam ainda mais o tom imprevisível da temporada.
A MotoGP retorna entre os dias 17 e 19 de outubro para o GP da Austrália, em Phillip Island, palco de algumas das corridas mais icônicas da história da categoria.
| Pos | Piloto | Equipe | Nº | Voltas | Tempo / Intervalo | km/h | Pontos |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| 1 | Fermín Aldeguer | Gresini Racing | 54 | 27 | 41’07.651 | 169.4 | 25 |
| 2 | Pedro Acosta | Red Bull KTM Factory Racing | 37 | 27 | +6.987 (41’14.638) | 168.9 | 20 |
| 3 | Álex Márquez | Gresini Racing | 73 | 27 | +7.896 (41’15.547) | 168.8 | 16 |
| 4 | Brad Binder | Red Bull KTM Factory Racing | 33 | 27 | +8.901 (41’16.552) | 168.8 | 13 |
| 5 | Luca Marini | Repsol Honda Team | 10 | 27 | +9.129 (41’16.780) | 168.7 | 11 |
| 6 | Raúl Fernández | Trackhouse Racing Team | 25 | 27 | +9.709 (41’17.360) | 168.7 | 10 |
| 7 | Fabio Quartararo | Movistar Yamaha MotoGP | 20 | 27 | +9.894 (41’17.545) | 168.7 | 9 |
| 8 | Franco Morbidelli | Team VR46 | 21 | 27 | +10.087 (41’17.738) | 168.7 | 8 |
| 9 | Fabio Di Giannantonio | Team VR46 | 49 | 27 | +10.350 (41’18.001) | 168.7 | 7 |
| 10 | Álex Rins | Movistar Yamaha MotoGP | 42 | 27 | +13.223 (41’20.874) | 168.5 | 6 |
| 11 | Miguel Oliveira | Pramac Racing | 88 | 27 | +19.769 (41’27.420) | 168.0 | 5 |
| 12 | Johann Zarco | LCR Honda | 5 | 27 | +27.597 (41’35.248) | 167.5 | 4 |
| 13 | Somkiat Chantra | LCR Honda | 35 | 27 | +48.035 (41’55.686) | 166.1 | 3 |
| 14 | Jack Miller | Pramac Racing | 43 | 27 | +55.540 (42’03.191) | 165.6 | 2 |
| DNF | Enea Bastianini | Tech 3 | 23 | 12 | +15 Laps (18’53.239) | 163.9 | – |
| DNF | Francesco Bagnaia | Ducati Team | 63 | 7 | +20 Laps (11’00.002) | 164.2 | – |
| DNF | Joan Mir | Repsol Honda Team | 36 | 2 | +25 Laps (4’08.377) | 124.6 | – |
| DNF | Marco Bezzecchi | Aprilia Racing Team | 72 | 0 | Acidente | – | – |
| DNF | Marc Márquez | Ducati Team | 93 | 0 | Acidente | – | – |
Confira mais sobre MotoGP em nosso site.












