A Ducati apresentou oficialmente a nova Monster 2026, que promete elevar o nível entre as naked esportivas de média cilindrada. Com um visual redesenhado, nova eletrônica e motor inédito de 890 cm³, a moto reafirma a essência do modelo que, desde 1993, é sinônimo de performance e estilo urbano com DNA italiano.
Motor e desempenho

O coração da nova geração é um V2 de 890 cm³, com sistema IVT (Intake Variable Timing) — comando de válvulas variável — que melhora a entrega de potência e eficiência. São 109 cv de potência máxima e 91 Nm de torque, garantindo aceleração vigorosa e resposta imediata ao acelerador.
A curva de torque foi aprimorada, entregando mais de 80% da força já nas médias rotações, o que favorece tanto o uso esportivo quanto o cotidiano urbano. O novo motor também está mais leve — cerca de 6 kg a menos que o anterior — e com manutenção mais espaçada: as inspeções de válvulas agora ocorrem a cada 45 mil km.
Chassi e peso

A Monster 2026 mantém o conceito minimalista com um chassi monocoque de alumínio, derivado das esportivas Panigale. O subquadro é feito em tecnopolímero reforçado, o que reduz peso e melhora a rigidez estrutural.
O peso seco é de apenas 175 kg, tornando esta Monster uma das mais leves da história. A suspensão dianteira é uma Showa invertida de 43 mm, enquanto o amortecedor traseiro é regulável, garantindo um equilíbrio entre conforto e esportividade.
Eletrônica de ponta

A Ducati equipou a nova Monster com uma central inercial de seis eixos (IMU), que gerencia o controle de tração, ABS de curva, controle de empinada e modos de pilotagem: Sport, Road, Urban e Wet.
O câmbio rápido Ducati Quick Shift foi aprimorado e o painel TFT de 5 polegadas traz interface moderna com conectividade para smartphone via Ducati Multimedia System. Há ainda cruise control e modos de exibição configuráveis.
Ergonomia e estilo

O design mistura linhas clássicas e agressivas, com o tanque musculoso e o farol redondo em LED, agora com assinatura visual renovada. O assento tem 815 mm de altura, com opção mais baixa, e o guidão foi reposicionado para uma postura mais natural.
A Monster 2026 estará disponível em cores Ducati Red e Iceberg White, nas versões Monster e Monster Plus, que inclui cowl de assento e detalhes esportivos.
E o Brasil?
Por enquanto, a Ducati ainda não confirmou oficialmente a chegada da Monster 2026 ao mercado brasileiro.
O modelo faz parte da nova linha apresentada no programa Ducati World Première 2026, mas a filial brasileira não divulgou data nem homologação local.
A expectativa é que a moto chegue ao país apenas após o início das vendas na Europa, previstas para fevereiro de 2026, mantendo o intervalo tradicional de alguns meses entre o lançamento global e a chegada às concessionárias nacionais.
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