A saga da Sundown: da liderança nacional à queda e resiliência

foto: Internet

De uma bicicleta nasce a terceira maior marca de motos do país; na virada de década, falências, prisões e fábricas fechadas. A Sundown é a crônica de ambição, crise e um renascimento conturbado

Origens e ascensão meteórica

Fundada em 1999 em Manaus como parte da Brasil & Movimento, a Sundown começou fabricando bicicletas. Em 2001, já vendia motos populares com peças chinesas (Qingqi e Zongshen), crescendo rapidamente e conquistando 3ª posição no mercado brasileiro em apenas dois anos, atrás apenas de Honda e Yamaha, com modelos como Hunter 100, Future 125 e Motard 125 .

foto: Internet

O auge (2004–2007)

Em pouco tempo, a marca se estabilizou entre as líderes do segmento até 2007, quando bateu 5% de market share. A Sundown se firmou em um nicho de motos até 200 cc e destacou-se por oferecer bons equipamentos a preços acessíveis .

Crise e queda

A crise de 2008, combinada com problemas judiciais — incluindo prisão dos fundadores por sonegação — e disputas societárias derrubaram o desempenho da empresa. Em 2010, a fábrica foi paralisada, houve falta de peças e o market share despencou para menos de 1% .

Tentativas de reestruturação

Sob nova direção em 2011, a Sundown mudou o controle acionário e prometeu voltar ao topo, remodelando produtos, reforçando pós-venda e reabrindo a fábrica em Manaus, com produção retomada de cerca de 2,4 mil motos/mês

foto: Internet

Razões do colapso

  • Dependência de peças importadas e crises no setor financeiro
  • Gestão tumultuada e disputas judiciais
  • Falta de suporte pós-venda, o que gerou frustração de consumidores com falhas e dificuldades na reposição

O que restou e a busca por renascimento

Hoje, ainda há peças da marca disponíveis em plataformas como o ShoppingMOTO.com.br. A Sundown e sua sucessora, Dafra (parceria com SYM), permanecem vivas no mercado, atuando com modelos urbanos, off‑road, elétricos e scooters

Por que essa marca ainda é lembrada?

  • Rápida ascensão: mostra como uma marca nacional alcançou o topo em tempo recorde.
  • Crise sistêmica: reflete desafios de produção nacional intensa e gestão em setores voláteis.
  • Aprendizado estratégico: hoje o sonho da Sundown é exemplo para quem quer apostar em autonomia tecnológica e pós-venda sólido.

Conheça mais histórias no nosso site.

Compartilhe nas redes sociais