BMW F900R: O que mudou na nova Naked Alemã?

foto: BMW / Divulgação

A BMW Motorrad vem atualizando sua naked de médio-alto desempenho com ajustes que visam entregar uma pilotagem equilibrada entre esportividade e versatilidade. A nova F900R traz uma série de melhorias que prometem agradar tanto quem busca adrenalina quanto quem a quer para uso cotidiano. Aqui vão os pontos fortes, o que mudou, potenciais defeitos e o que esperar no Brasil.

O que mudou / melhorias esperadas

foto: BMW / Divulgação
  1. Motor e desempenho
    • Continua sendo o bicilíndrico paralelo de 895 cm³, com refrigeração líquida.
    • A potência europeia permanece em cerca de 105 cv a 8.500 rpm.
    • No Brasil, ajustes de mapeamento e escapamento para atender normas de emissões e barulho reduzem a potência para algo em torno de 90 cv a 6.750 rpm, com torque de 93 Nm também nessa rotação.
  2. Emissões / normas ambientais
    • A linha foi atualizada para atender a normas Euro 5+ na Europa.
    • No Brasil também houve adaptações para atender regulamentos locais de ruído e emissões.
  3. Parte ciclística e chassis
    • Suspensão dianteira invertida (USD) com ajustes de compressão, retorno e pré-carga, e amortecedor traseiro com ajustes.
    • Rodas de alumínio mais leves, novo design em componentes para reduzir peso.
    • Melhorias no banco, posição de pilotagem: guidão um pouco mais à frente, apoios de pés reposicionados.
  4. Tecnologia e eletrônica
    • Modos de pilotagem: Rain, Road e a adição/refinamento do modo Dinâmico.
    • ABS Pro, controle de tração dinâmico (DTC), freio com assistência em curvas, painel TFT conectado, monitoramento de pressão dos pneus, chave Keyless, manoplas aquecidas.
    • Em algumas versões, opção de suspensão semiativa (Dynamic ESA), para ajustar dinamicamente o comportamento da moto.
  5. Design, ergonomia e usabilidade
    • Estética mais agressiva: farol frontal redesenhado, linhas que reforçam o visual esportivo, mas mantendo conforto para uso urbano.
    • Assento em altura adaptável em algumas versões, acomodando diferentes estaturas.
  6. Preço e versões no Brasil
    • No Brasil, as versões da F900R ficam entre aproximadamente R$ 71.400 e R$ 81.400 nas versões mais equipadas.
    • Há variações de versões (standard, plus, cores especiais) que influenciam bastante no valor final.

Pontos positivos que se destacam

  • O motor de 895 cm³ entrega bom torque, especialmente útil em baixa e média rotação — ideal para trânsito e retomadas.
  • Pacote tecnológico moderno: freios, modos de pilotagem, painel TFT, recursos de conforto (manoplas aquecidas, keyless).
  • Melhorias na ciclística e redução de peso ajudam na agilidade e manejo da moto, tanto em curvas quanto em manobras lentas.
  • Uso versátil: é uma moto capaz de servir bem no dia-a-dia urbano, mas também para estradas e viagens curtas.

Possíveis pontos de atenção

foto: BMW / Divulgação
  • Para quem busca desempenho extremo ou uso em pista, pode faltar potência comparada a esportivas ou nakeds mais fortes da concorrência.
  • Mesmo com redução de peso, a F900R ainda é relativamente pesada, perceptível em manobras de baixa velocidade.
  • Preço das versões mais completas pode assustar, especialmente com opcionais e custos de manutenção BMW.
  • Como toda naked, oferece pouca proteção contra vento em viagens longas.

O que esperar no uso real no Brasil

  • Ótimo desempenho no uso urbano, com boas retomadas e suavidade em baixa rotação.
  • As versões mais equipadas entregam um pacote de conforto e tecnologia de primeira linha.
  • Consumo deve ser razoável para a categoria, variando bastante conforme o estilo de pilotagem.
  • Custo de manutenção e peças deve ser considerado, já que BMW tende a ter valores mais altos em comparação a concorrentes japonesas.

Conclusão

foto: BMW / Divulgação

A nova BMW F900R representa uma evolução significativa da linha, trazendo refinamentos que a colocam entre as principais nakeds do mercado por seu pacote equilibrado: potência satisfatória, eletrônica moderna, bom desempenho no dia a dia e apelo esportivo para quem gosta de pilotar.

Se vai valer o investimento depende do que você busca: se quiser algo pronto para performance máxima ou pista, talvez existam opções mais específicas; mas se quiser uma moto versátil, com nome forte, tecnologia moderna e desempenho de sobra para uso urbano e estrada, a F900R está bastante próxima do ideal.

Confira fotos divulgadas na internet.

Confira mais lançamentos no nosso site.

Compartilhe nas redes sociais