google.com, pub-3783329149618274, DIRECT, f08c47fec0942fa0

CHEGOU! Ducati Panigale V4 R 2025 a superbike de homologação mais próxima das pistas

foto: Ducati

A Ducati apresentou oficialmente a Panigale V4 R 2025, modelo que carrega o DNA de competição da marca e traz soluções diretamente herdadas do MotoGP e do WSBK. A nova geração mantém a essência do motor Desmosedici Stradale R de 998 cc, mas amplia sua performance e eficiência, com uma série de melhorias que a colocam ainda mais próxima de uma máquina de corrida.

Aerodinâmica inspirada no MotoGP

foto: Ducati

Um dos destaques da nova V4 R está na aerodinâmica. Pela primeira vez em uma moto de produção da Ducati, aparecem os corner sidepods, adotados pela marca no MotoGP em 2021. Esses elementos, junto às novas asas (winglets), proporcionam até 25% mais downforce do que a versão anterior. A 300 km/h, o ganho chega a cerca de 6 kg extras de carga na dianteira, melhorando estabilidade em frenagens de alta velocidade.

Outro avanço é a entrada de ar frontal redesenhada, que aumenta a pressão de admissão e resulta em um acréscimo de potência em rotações elevadas.

Motor mais leve, potente e resistente

foto: Ducati

O motor Desmosedici Stradale R, de 998 cc, segue sendo o coração da Panigale V4 R. A potência máxima permanece em 215 cv na versão de rua, mas pode alcançar 235 cv com escapamento completo de competição. Com o óleo especial desenvolvido pela Ducati Corse, esse número chega a 239 cv.

Entre as atualizações estão pistões mais leves (redução de 5,1% na massa), virabrequim com maior inércia, novos comandos de escape, bielas tratadas para maior durabilidade e injetores reposicionados. Essas melhorias resultam em uma curva de torque mais cheia: até 7% de ganho na faixa das 6.000 rpm e torque máximo de cerca de 114 Nm a 12.000 rpm.

O limite de giro também impressiona: 16.500 rpm em sexta marcha e 16.000 rpm nas demais.

Chassi e suspensões otimizados para pista

foto: Ducati

O chassi tipo Front Frame foi recalibrado, com redução de 40% na rigidez lateral, para oferecer melhor contato dos pneus slicks usados no Mundial de Superbike. O braço oscilante simétrico permite quatro posições de ajuste do pivô, cada uma em passos de 2 mm, elevando a traseira da moto em até 32,4 mm para adequação ao estilo de pilotagem em pista.

As suspensões seguem de altíssimo nível: garfo pressurizado Öhlins NPX25/30 na dianteira, amortecedor traseiro Öhlins TTX36 e novo amortecedor de direção Öhlins SD20. O ajuste hidráulico de pré-carga facilita a regulagem conforme o uso.

Eletrônica avançada e câmbio de competição

foto: Ducati

A eletrônica da V4 R 2025 conta com o sistema Ducati Vehicle Observer (DVO), que analisa dados em tempo real e gerencia ABS em curva, controle de tração, freio-motor e outras assistências. O Race Brake Control permite uma frenagem mais agressiva, semelhante ao estilo adotado em corridas.

O câmbio recebeu novidades importantes: o Ducati Racing Gearbox (DRG) traz o neutro abaixo da primeira marcha, como nas motos de competição, e o sistema Ducati Neutral Lock (DNL) evita engates acidentais.

Ergonomia, freios e rodas

foto: Ducati

Pensada para uso extremo em pista, a Panigale V4 R 2025 traz pedaleiras deslocadas 10 mm para dentro, garantindo maior apoio nas curvas. As rodas de alumínio forjado com cinco raios são equipadas com pneus Pirelli Diablo Supercorsa SP v4, homologados para slicks de WSBK.

No sistema de freios, a Ducati adotou os novos discos de 330 mm com pinças Brembo Hypure, que oferecem melhor refrigeração e constância em uso severo.

Desempenho e velocidade final

foto: Ducati

As relações de transmissão foram modificadas para privilegiar a aceleração sem comprometer a velocidade máxima. Segundo dados oficiais, a nova Panigale V4 R atinge 318 km/h em configuração original e pode chegar a 330 km/h com o kit de corrida instalado.

Disponibilidade e preço

foto: Ducati

A Ducati Panigale V4 R 2025 chegará às concessionárias europeias em novembro e aos Estados Unidos em dezembro. O preço estimado no Reino Unido é de £38.995, reforçando o caráter exclusivo e altamente especializado do modelo.

E por fim

A Ducati Panigale V4 R 2025 reafirma a tradição da marca em produzir a superbike de homologação mais próxima das pistas. Com atualizações aerodinâmicas vindas diretamente do MotoGP, motor revisado, chassi ajustável e eletrônica refinada, o modelo se posiciona como referência absoluta em performance e tecnologia.

Mais do que uma moto de rua, a V4 R é uma verdadeira máquina de competição disfarçada de produção, pronta para entregar aos pilotos a experiência mais próxima possível de uma superbike do Mundial.

Confira todas as fotos publicadas. Clique para expandir

Confira mais lançamentos no nosso site.

Compartilhe nas redes sociais