11 de março de 1948 marcou a fundação da Confederação Brasileira de Motociclismo, idealizada por Rodolfo Schmidt e Raul Brandão, sob um ideal claro: estruturar e representar o motociclismo nacional de maneira oficial e organizada .
As raízes do esporte no país
Antes da CBM, o motociclismo já havia se espalhado por São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Paraná, com influência dos imigrantes europeus. Clubes ativos como o Moto Clube do Brasil (Rio, 1927) e a Federação Paulista de Motociclismo e Ciclismo (1925) organizavam provas em locais como o Viaduto do Chá e Itapecerica .
A filiação internacional (1949)
Com apenas um ano de vida, a CBM conquistou filiação na Federação Internacional de Motociclismo (FIM), se tornando a primeira entidade latino-americana a atingir esse patamar — antes mesmo de países como Japão, EUA, Alemanha ou Argentina .
O tombo de 1954
No auge da ambição, a CBM aprovou — junto a políticos paulistas — uma prova internacional em Interlagos, que viria a ser um desastre organizacional. O resultado? Uma suspensão de 10 anos pela FIM, afastando o Brasil das disputas internacionais .
A reconstrução dos anos 1970
A retomada veio em 1972, com a eleição de Eloy Gagliano à presidência. Ele devolveu à CBM a licença internacional e o bom nome na comunidade mundial. Entre 1985 e 1993, líderes como Carlos Paes de Almeida Filho e Alfredo Rômulo Tambucci consolidaram sua estrutura — mesmo enfrentando crises financeiras .
O ex-piloto Lincoln Miranda Duarte foi crucial na mudança da sede para Belo Horizonte, fortalecendo a gestão e reordenando os arquivos da entidade .
CBM hoje: respeito e protagonismo
Atualmente, a CBM é referência internacional, reconhecida pela FIM e pela União Latino-Americana, com dirigentes em postos-chave e um calendário robusto de competições nacionais e internacionais em solo brasileiro .
Por que essa história importa?
- Unificação do motociclismo — até 1948, o esporte era fragmentado e amador.
- Presença global — a CBM foi pioneira na América Latina ao se filiar à FIM.
- Resiliência — superou suspensão internacional e crises internas para se firmar.
- Legado duradouro — a estrutura criada é a base do motociclismo de hoje.
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