A temporada 2025 do MOTO1000GP, principal campeonato de motovelocidade do Brasil, já deu sinais claros de que será uma das mais equilibradas dos últimos anos. Após três etapas disputadas, o gaúcho Mauro Passarino assumiu a liderança da GP1000 — categoria principal — após mostrar consistência e desempenho impecável. Enquanto isso, o argentino Ramiro Gandola, que começou o ano com quatro vitórias, tenta se recuperar de um revés importante sofrido em Interlagos.
O início do campeonato foi dominado por Gandola, piloto da Agem Racing, que venceu as duas corridas da etapa de abertura em Cascavel (PR) e repetiu o feito em Curvelo (MG). Mas a etapa paulista mudou o jogo: problemas mecânicos e um pneu furado tiraram o argentino da zona de pontuação, abrindo caminho para Passarino, da BG Race Team, conquistar duas vitórias e saltar para a liderança do campeonato com 96 pontos — contra 91 de Gandola.

(MOTO1000GP/Grelak Comunicação)
“É muito sacrifício, a verdade é essa”, destacou Passarino, que terminou 2024 em terceiro lugar na classificação geral. “Liderar um campeonato desse nível exige muito esforço meu, dos patrocinadores e da equipe. A gente está no caminho certo.”
Já Gandola não esconde a frustração pelo fim de semana em Interlagos, mas mantém o foco total na recuperação. “Mudou tudo. Agora é outro campeonato. Tenho que começar a ganhar tudo para chegar ao final com chance de ser campeão. A base da moto está pronta, eu estou muito bem e vamos trabalhar forte para voltar a vencer.”
Além dos dois favoritos ao título, outros nomes começam a se destacar no grid. Theo Manna impressionou ao quebrar o recorde da pista em Curvelo — marca que pertencia ao próprio Gandola desde 2023 — e ainda registrou a volta mais rápida da corrida principal em Interlagos. Com evolução visível, Manna surge como um novo nome a ser observado de perto.

(MOTO1000GP/Grelak Comunicação)
O francês Matthieu Lussiana e o paraguaio Sebastian Salom seguem firmes entre os cinco primeiros colocados, enquanto o argentino Agustin Donatti mostra potencial, mas ainda busca consistência para brigar pelas posições de ponta.
Com cinco etapas ainda por vir, o campeonato segue em aberto e com forte competitividade. O alto nível técnico entre pilotos e equipes vem sendo uma das marcas desta temporada, que tem atraído mais visibilidade e audiência.
As próximas emoções acontecem nos dias 2 e 3 de agosto, novamente em Curvelo (MG), no Circuito dos Cristais. É lá que os rumos do campeonato podem ganhar mais uma reviravolta.
Transmissões e apoio
As corridas do MOTO1000GP podem ser assistidas ao vivo pelo YouTube oficial do campeonato, pelo canal BandSports em rede nacional, e também pelo canal New Brasil em sete países, além do Canal RACER Brasil. A competição conta com patrocínio de grandes marcas como Yamaha, Triumph, Motul, Pirelli, BMW Motorrad, Suhai Seguradora e Ducati, além do apoio da Revista Duas Rodas e da plataforma Motorsport.com. Toda a organização segue os protocolos da CBM e da FIM.
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