Ramiro Gandola vence em Curvelo e mantém invencibilidade na GP1000
por Jornalismo CFox83
Argentino da Agem Racing brilha sob o calor mineiro e confirma favoritismo na principal categoria da motovelocidade nacional. Brasil também celebra com pódio de Diego Hilel na EVO.
O calor intenso de Curvelo (MG) parece ter servido de combustível para uma das corridas mais movimentadas do ano. Na segunda etapa do MOTO1000GP 2025, realizada neste domingo (18) no Circuito dos Cristais, a disputa pela vitória na categoria GP1000 foi eletrizante — com direito a quedas, quebras mecânicas e viradas surpreendentes. No fim, quem comemorou foi o argentino Ramiro Gandola, da Agem Racing, que cruzou a linha de chegada em primeiro lugar e consolidou sua invencibilidade na temporada.
Do ponto de vista de quem acompanha tudo de perto, como eu, Fox, foi uma daquelas corridas em que cada volta parece um capítulo à parte. E Curvelo, mais uma vez, foi palco de emoção pura.
Dobradinha argentina e brilho brasileiro na EVO
A largada já deixou claro que Gandola estava com sangue nos olhos. Ele pulou na frente logo na primeira curva, superando o pole Theo Manna, e não olhou mais para trás. Ainda assim, precisou lidar com a pressão constante de seu compatriota Agustin Donatti, que chegou a assumir a liderança durante a prova. Mas o calor e o ritmo forte cobraram seu preço, e o argentino da BG Race Team enfrentou problemas mecânicos que o tiraram da briga.
Piloto Theo Manna foto: Grelak Com.
Melhor para Mauro Passarino, que herdou a segunda posição e manteve o pódio dominado pelos hermanos — ao menos até o terceiro lugar, onde brilhou um brasileiro de garra: Diego Hilel, que representou muito bem a equipe Castrol na categoria 1000 EVO. Ele não só garantiu o terceiro lugar geral, como venceu em sua classe, emocionando a torcida mineira. “Foi um milagre mineiro”, resumiu o piloto, que voltou às pistas após cinco meses e pilotou uma moto nova.
Quedas, falhas e superação
O traçado técnico de Curvelo e o clima quente desafiaram os pilotos do início ao fim. Manna, que começou a corrida como favorito, caiu ainda na sexta volta. Donatti, como já dissemos, enfrentou problemas mecânicos. E até Eduardo Burr, que fazia ótima corrida após subir da GP600, foi forçado a abandonar na penúltima volta por falha em sua moto.
Mas mesmo com tantos imprevistos, o nível da corrida foi altíssimo. Gandola cravou o tempo total de 25min09s934 nas 13 voltas da prova e comemorou com a frieza de quem já pensa no campeonato:
“Foi uma corrida longa e difícil. Tive problemas de freio e precisei manter cautela. Agora é focar em Interlagos e seguir com o trabalho rumo ao título.”
Piloto Ramiro Gandola
Resultado Final – GP1000 / 1000 Evo / 1000 Light – Curvelo (MG)
Top 5 Geral:
Ramiro Gandola (BMW/GP1000 – Agem Racing)
Mauro Passarino (BMW/GP1000 – BG Race Team)
Diego Hilel (BMW/1000 EVO – Castrol)
Ricardo Fox (BMW/1000 EVO – Bieffe Racing Team/Triumph/Castrol)
Julio Fortunato (BMW/1000 EVO – Sport Plus Racing)
Categoria 1000 Light – Top 3:
Paulo Grochoski (BMW – Xmotox Evo)
Thiago Fonseca (Kawasaki – NRT)
Eduardo Marques (Honda – Motobel Brothers)
Próxima parada: Interlagos
Autódromo de Interlagos
O MOTO1000GP segue agora para o Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP), nos dias 6 e 7 de junho. A expectativa é de casa cheia e ainda mais disputa, principalmente com Gandola querendo ampliar a vantagem e os brasileiros buscando equilibrar o jogo.
Vale lembrar que o campeonato é o oficial Brasileiro de Motovelocidade, reconhecido pela CBM e FIM, com transmissão ao vivo pelo YouTube do MOTO1000GP, BandSports, Canal Racer Brasil e o canal New Brasil em sete países.
Com apoio de gigantes como Yamaha, Triumph, Motul, Pirelli, BMW Motorrad, Suhai Seguradora e Ducati, o MOTO1000GP 2025 está provando que o Brasil voltou com tudo ao cenário da motovelocidade de alto nível.