Com uma pilotagem precisa e estratégica, o argentino Ramiro Gandola (Agem Racing) conquistou neste sábado (25) a vitória na corrida sprint da GP1000, durante o GP Pirelli, em Curvelo (MG). O resultado ampliou sua vantagem na liderança do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade – MOTO1000GP, mas sem definir o título: a decisão segue em aberto para a Super Final em Cascavel (PR).
Corrida intensa e reviravoltas na liderança

A prova começou com forte emoção. O pole Theo Manna (Ipiranga Lubrificantes Camargo Bioleve Racing), que havia quebrado o recorde da pista, foi surpreendido na largada por Eduardo Burr (PRT Burr Motorsports), que saltou do quinto para o primeiro lugar. Mas a liderança durou pouco: ainda na primeira volta, Gandola ultrapassou Manna e assumiu a ponta. Burr recuperou o primeiro lugar na volta seguinte, antes de enfrentar problemas nos freios e abandonar.
Enquanto isso, Matthieu Lussiana (Cesar Barros Racing) avançava de décimo para sexto, e Julio Fortunato (Sport Plus Racing) superava William Barros (Motobel Brothers) para garantir os pontos que lhe renderiam o bicampeonato da 1000 EVO.
Nas voltas seguintes, Manna voltou a pressionar Gandola, que respondeu com ritmo consistente e registrou a melhor volta da corrida: 1min54s004, a uma média de 139,574 km/h. O argentino manteve o controle até a bandeirada final, cruzando a linha de chegada em primeiro após oito voltas.

O pódio foi completado por Manna, em segundo lugar, e Mauro Passarino (BG Race Team), em terceiro. Lussiana terminou em quarto, após ganhar seis posições.
“São pontos importantes para esse momento do campeonato, mas não precisamos forçar nada. Trabalhamos muito durante toda a temporada para chegar aqui com ritmo forte e tempos rápidos. Podemos ter vantagem, mas o foco é manter a constância e buscar o resultado na Super Final”, afirmou Gandola após a vitória.
Campeonato segue indefinido
Com o resultado, Gandola abriu nove pontos de vantagem sobre Passarino e 24 sobre Manna, mantendo o campeonato completamente aberto. Restam 69 pontos em disputa entre a corrida principal deste domingo e a etapa final em Cascavel.
“Fiz uma boa classificação e Superpole, mas hoje o Ramiro estava com um ritmo melhor. No começo consegui brigar, mas no final ele abriu um pouco mais. Agora é pensar em como melhorar para amanhã e seguir somando pontos importantes”, comentou Manna.
Resultados nas demais categorias
Na 1000 EVO, Ricardo Fox (Bieffe Racing Team / Triumph / Castrol) venceu a prova com autoridade, seguido de Gleidson Babinha (Motobel Brothers) e Julio Fortunato (Sport Plus Racing), que garantiu o bicampeonato da categoria.
Na 1000 Light, a vitória ficou com Eduardo Marques (Motobel Brothers), à frente de Paulo Grochoski (Xmotox Evo) e Wesley Lima (Sport Plus Racing).
RESULTADO COMPLETO – Corrida Sprint (8 voltas)
- Ramiro Gandola (BMW/GP1000) – Agem Racing – 25min19s370
- Theo Manna (BMW/GP1000) – Ipiranga Lubrificantes Camargo Bioleve Racing – +3s704
- Mauro Passarino (BMW/GP1000) – BG Race Team – +6s508
- Matthieu Lussiana (Ducati/GP1000) – Cesar Barros Racing – +36s901
- Ricardo Fox (BMW/1000 EVO) – Bieffe Racing Team / Triumph / Castrol – +45s261
- Gleidson Babinha (BMW/1000 EVO) – Motobel Brothers – +1min40s775
- Julio Fortunato (BMW/1000 EVO) – Sport Plus Racing – +1min44s074
- William Barros (Kawasaki/1000 EVO) – Motobel Brothers – +1min45s065
- Eduardo Marques (Honda/1000 Light) – Motobel Brothers – +1min58s652
- Paulo Grochoski (BMW/1000 Light) – Xmotox Evo – +2min08s347
- Wesley Lima (BMW/1000 Light) – Sport Plus Racing – +2min08s550
- Luis Ferraz (BMW/1000 Light) – Team Brasil – +2min11s342
Não completaram:
Seba Salom (W2V Racing), Eduardo Burr (PRT Burr Motorsports), Thiago Fonseca (NRT)
Melhor volta: Ramiro Gandola – 1min54s004 (139,574 km/h)
Próxima prova e transmissão
A corrida principal da GP1000 acontece neste domingo (26), às 10h45, com transmissão ao vivo pelo YouTube oficial do MOTO1000GP, além dos canais BandSports, New Brasil e RACER Network.
O campeonato, reconhecido pela CBM e pela FIM, conta com patrocínio de Yamaha, Triumph, Motul, Pirelli, BMW Motorrad, Suhai Seguradora e Ducati, e apoio da Revista Duas Rodas e da plataforma Motorsport.com.
Confira mais sobre Moto1000GP em nosso site.












