Treino Livre 02 em Silverstone: Análise completa

Fabio Quartararo / Foto: Marc Fleury

O francês Fabio Quartararo cravou a melhor volta do segundo treino livre no circuito britânico, superando Marc Márquez e Alex Márquez. Confira a análise completa dos tempos, setores, compostos de pneus e desempenho de todos os pilotos.

O segundo treino livre da MotoGP no Grande Prêmio da Grã-Bretanha, realizado em Silverstone neste sábado (24), teve como destaque a impressionante performance de Fabio Quartararo, da Monster Energy Yamaha. O francês registrou 1’59.032, tempo que não apenas o colocou no topo da tabela, como também mostrou consistência em voltas rápidas com pneus macios (slick-soft) nas duas extremidades da moto.

Detalhamento da volta mais rápida:

  • T1: 27.420
  • T2: 30.199
  • T3: 23.228
  • Speed Trap: 38.185

Top 3: Yamaha e Ducati em duelo equilibrado

Além de Quartararo, os irmãos Márquez também se destacaram. Marc Márquez, pela Ducati Lenovo, ficou em segundo lugar com uma volta em 1’59.178, seguido por Alex Márquez da Gresini, que fechou com 1’59.424.

Marc fez sua volta rápida durante a segunda corrida da sessão, com pneus slick-soft, mostrando excelente ritmo ao longo de várias voltas válidas, inclusive com tempos consistentes na casa de 1’59. Já Alex usou o mesmo composto e também cravou tempos sólidos, inclusive 1’59.596 e 1’59.424 em voltas consecutivas.

Análise completa de pilotos e tempos

Fabio Quartararo (Yamaha) – 1º lugar

  • Total de voltas: 12 (6 válidas)
  • Melhor volta: 1’59.032
  • Pneus: Slick-Soft / Slick-Soft
  • Destaque: Rápido no T2 e T3; consistência nas voltas 6, 7 e 11.

Marc Márquez (Ducati) – 2º lugar

  • Total de voltas: 15 (12 válidas)
  • Melhor volta: 1’59.178
  • Pneus: Slick-Soft / Slick-Soft
  • Destaque: Longo stint com 5 voltas seguidas abaixo de 2 minutos.

Alex Márquez (Ducati) – 3º lugar

  • Total de voltas: 9 (6 válidas)
  • Melhor volta: 1’59.424
  • Pneus: Slick-Soft / Slick-Soft
  • Destaque: Consistência e retomada forte após stint lento inicial.

Maverick Viñales (KTM) – 4º lugar

  • Melhor volta: 1’59.531
  • Velocidade: Até 329.2 km/h
  • Observação: Alternou runs longos e curtos com grande regularidade.

Fermin Aldeguer (Ducati) – 5º lugar

  • Melhor volta: 1’59.590
  • Consistência: Fez três voltas consecutivas abaixo de 2 minutos.

Francesco Bagnaia (Ducati) – 6º lugar

  • Melhor volta: 1’59.756
  • Detalhe técnico: Maior velocidade de reta (até 336.4 km/h).

Outras performances de destaque

  • Luca Marini (Honda) – 7º com 1’59.758. Mostrou evolução com a RC213V.
  • Joan Mir (Honda) – 8º, cravou 1’59.865 em stint sólido.
  • Jack Miller (Yamaha) – 9º com 1’59.980, testou slick-medium na traseira no terceiro run.
  • Franco Morbidelli (Ducati) – 10º com 1’59.984, destacando-se com tempos progressivos.

Situação dos demais pilotos

  • Marco Bezzecchi (Aprilia) – forte sequência de voltas com todos os tempos abaixo de 2’01.
  • Raul Fernandez (Aprilia) – conseguiu bom ritmo, mas com apenas 4 voltas válidas.
  • Johann Zarco (Honda) – alternou tempos sólidos e inconsistências em setores.
  • Fabio Di Giannantonio (Ducati) – testou bastante e fechou em 14º com 2’00.111 como melhor volta.
  • Pedro Acosta (KTM) – 15º com volta rápida em 1’59.873, mostrando bom ritmo para um rookie.

Tempos e padrões de pneus

Todos os pilotos usaram pneus slick-soft dianteiros e traseiros, com exceção de Jack Miller, que testou um slick-medium traseiro no terceiro stint. O uso massivo de pneus macios indica busca por volta rápida na sessão, favorecida pelas condições secas e temperatura amena em Silverstone.

Consideramos

O desempenho da Yamaha com Quartararo impressionou não apenas pelo tempo de volta, mas pela forma como manteve consistência entre os setores. A Ducati, por sua vez, mostrou força com diversos pilotos entre os dez primeiros, reforçando a diversidade de pacotes competitivos.

A sessão foi rica em dados, mostrando um grid bastante equilibrado e indicando que a disputa pela pole position e pela vitória no GP britânico está aberta.

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