Já imaginou uma competição mundial onde o objetivo é transformar a icônica Triumph Bonneville em uma obra-prima da originalidade? Pois é exatamente isso que a fábrica britânica está promovendo com o Triumph Originals 2025, uma disputa internacional que convida times de nove países — incluindo o Brasil — a reinventarem as clássicas modernas sob o tema Ícones da Originalidade Britânica.
Cada equipe terá a missão de trabalhar com customizadores locais para entregar uma interpretação única da cultura britânica moderna, usando como base qualquer modelo da família Bonneville. Estilo, inovação e pilotabilidade serão alguns dos critérios que os jurados vão avaliar.
Quem está na briga?
Reino Unido, Estados Unidos, Canadá, México, Brasil, França, Itália, Suíça e Tailândia são os países que colocaram suas motos no páreo. A competição acontece em etapas, começando com o desenvolvimento dos projetos, passando pela análise de um painel de especialistas em design, cultura e customização, até a votação pública que ajudará a definir o grande vencedor, previsto para ser anunciado em julho de 2025.
Segundo a Triumph, um hub digital no site oficial da marca vai reunir bastidores, vídeos e imagens de todas as motos inscritas — uma verdadeira vitrine para os apaixonados por customização acompanharem cada detalhe do processo.

Os critérios da disputa
As motos serão julgadas com base nos seguintes pontos:
- Estilo Icônico – A customização impressiona pelo visual?
- Originalidade Britânica – A proposta consegue capturar e reinterpretar o espírito britânico de forma única?
- Criatividade e Inovação – O projeto apresenta soluções novas e técnicas criativas?
- Artesanato – A atenção aos detalhes e a qualidade de construção estão à altura da Triumph?
- Pilotagem – A moto continua — ou até melhora — a experiência de pilotar?
Esses fatores vão definir os cinco finalistas em julho, e, a partir daí, o público também terá voz para escolher o grande campeão.
Um legado que atravessa gerações
A Bonneville sempre foi mais do que uma motocicleta: é um símbolo de liberdade, estilo e individualidade. Desde a clássica 650 “desert sled” de Steve McQueen, passando pela T120TT usada por Evel Knievel em seus saltos históricos, até aparições recentes em filmes como A Complete Unknown e campanhas da Dior Homme, a linha Bonneville segue como referência cultural e estética.
E não para por aí: até personagens icônicos como Doctor Who e James Bond já apareceram pilotando uma Triumph. Ou seja, quando o assunto é moto clássica com atitude, poucas chegam perto do que a Bonneville representa.
Confira mais eventos no nosso site.
Confira abaixo um review completo de uma das Bonneville: a T100