O MotoGP pode estar prestes a passar por mais um daqueles momentos que mudam os rumos da temporada — e talvez até dos próximos anos. Jorge Martin, atual campeão da categoria, comunicou à Aprilia sua intenção de deixar a equipe ao fim de 2025. E isso não tem nada a ver com performance na pista… pelo menos não diretamente.
Acontece que, segundo apurou um site de notícias americano, o contrato assinado entre Martin e Aprilia no GP da Itália de 2024 continha uma cláusula: caso ele não estivesse entre os principais colocados do campeonato após o GP da França de 2025, teria liberdade para ouvir propostas de outras equipes e até sair sem multa contratual.
Com apenas uma corrida disputada até agora — e zero pontos conquistados — Martin ocupa a última colocação na tabela, resultado das diversas lesões que sofreu desde a pré-temporada. Foi justamente esse cenário que ativou a cláusula de liberação, e ele já teria comunicado isso formalmente à equipe de Noale em uma reunião discreta durante o fim de semana em Le Mans.

Aprilia Surpresa e Avaliando Ações Legais
A Aprilia, que apostava em Martin como peça-chave de seu projeto rumo ao topo, recebeu a notícia com surpresa. A direção da marca italiana considera entrar com ação judicial, alegando que a cláusula não deveria ser válida, já que Martin não teve condições de competir em tempo suficiente para uma avaliação justa de desempenho.
Mesmo assim, o piloto espanhol demonstrou respeito e estaria disposto a estender esse “período de observação” até o GP de San Marino, em setembro, antes de tomar uma decisão definitiva sobre o futuro.
Honda Pode Ser o Próximo Destino
Com a maioria dos contratos de pilotos já definidos para 2026, o mercado não oferece muitas opções. A mais lógica seria a Honda, onde Luca Marini tem vínculo apenas até o fim deste ano. A equipe japonesa, no entanto, só pretende agir após a situação contratual de Martin com a Aprilia ser oficialmente resolvida.
Essa movimentação, se confirmada, pode causar uma reação em cadeia no grid do MotoGP — principalmente se outras marcas começarem a sondar o espanhol.

Dúvidas Sobre a RS-GP
Um ponto importante nessa história é o próprio desempenho da moto da Aprilia. Mesmo de fora das pistas, Martin tem acompanhado os resultados dos outros pilotos da marca e não está satisfeito. Marco Bezzecchi ainda não subiu ao pódio em 2025, e o melhor piloto da Aprilia no campeonato é o estreante Ai Ogura, da satélite Trackhouse, que ocupa apenas a décima posição na classificação geral.
Para Martin, o desempenho atual da RS-GP está longe da expectativa que foi vendida no ano passado, quando ele deixou a Pramac Ducati acreditando em um projeto competitivo.