google.com, pub-3783329149618274, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Yamaha e seu novo motor V4, o que sabemos até agora?

foto: Yamaha Racing Team

O que sabemos até a agora do motor V4 que a Yamaha está desenvolvendo durante esses últimos tempos?

A iniciativa surge em meio à busca da marca por recuperar competitividade diante de rivais como Ducati, KTM, Honda e Aprilia, que utilizam essa configuração há anos.

piloto Fabio Quartararo foto: Yamaha Racing

Contexto geral

  • A Yamaha atualmente usa motor de quatro cilindros em linha (inline-4) na MotoGP.
  • Eles começaram a desenvolver um motor V4 como alternativa, na tentativa de recuperar competitividade.
  • O regulamento da MotoGP permite mudanças de configuração de motor (por exemplo, de inline-4 para V4) para fabricantes com concessões, desde que estejam prontos.

Características / aspectos técnicos confirmados ou destacados

O que se sabe até agora, ou o que foi declarado oficialmente pela Yamaha ou por pessoas envolvidas:

ItemDetalhe / Informação conhecida
Estágio de desenvolvimentoAinda nos estágios iniciais. Testes de funcionalidade já foram feitos; desempenho comparativo ainda não foi confirmado.
Moto nova necessáriaO diretor técnico Massimo Bartolini afirmou que a adoção de V4 exige projetar uma moto completamente nova, não só instalar outro motor no chassi atual.
Pilotos de testeAugusto Fernández e Andrea Dovizioso já testaram o novo motor em pista privada.
Comparação com o motor inline-4 atualA Yamaha vai manter ambos os protótipos (o novo V4 e o motor atual) por algum tempo para comparar. Fará a troca definitiva se o V4 demonstrar ser mais rápido.
piloto Augusto Fernandez foto: Yamaha Racing

Possíveis vantagens / desafios

Vantagens esperadas

  • Melhor tração traseira, especialmente em saídas de curva, aproveitando o V4.
  • Potencial para maior desempenho em velocidade de ponta ou em regimes altos, dependendo do layout, escape, etc.
  • Melhor distribuição de peso e possibilidade de maior rigidez estrutural com desenho novo. Bartolini mencionou que eles esperam ganhos se o V4 for mais rápido.
foto: Yamaha Racing

Desafios / riscos

  • Projeto complexo: não é só motor → exige novo chassi, novo aerofólio, ajustes no conjunto todo
  • Confiabilidade e fase de testes deve ser longa. Tudo indica que a Yamaha não vai lançar nada até ter certeza de que o V4 realmente traz vantagem.
  • Peso, refrigeração, vibração e arquitetura interna vão precisar ser muito bem trabalhados para não haver perda em alguma área (por exemplo peso, centro de gravidade) ao trocar de um inline-4.

O que não se sabe com clareza ainda / o que não há confirmação

  • Deslocamento cilíndrico exato (cc) do novo V4. Yamaha não divulgou ainda.
  • Potência e torque esperados ou medidos até agora. (Só testes de funcionalidade foram feitos; desempenho não avaliado publicamente)
  • Peso total da moto com o motor V4, distribuição de massa, altura de centro de gravidade etc.
  • Configuração exata: ângulo entre cilindros, curso/diâmetro, virabrequim, tipo de escapamento, etc.
  • Data exata de estreia em corrida ou da homologação oficial para uso em GP.

Confira mais ficha técnica no nosso site.

Compartilhe nas redes sociais