O que sabemos até a agora do motor V4 que a Yamaha está desenvolvendo durante esses últimos tempos?
A iniciativa surge em meio à busca da marca por recuperar competitividade diante de rivais como Ducati, KTM, Honda e Aprilia, que utilizam essa configuração há anos.

Contexto geral
- A Yamaha atualmente usa motor de quatro cilindros em linha (inline-4) na MotoGP.
- Eles começaram a desenvolver um motor V4 como alternativa, na tentativa de recuperar competitividade.
- O regulamento da MotoGP permite mudanças de configuração de motor (por exemplo, de inline-4 para V4) para fabricantes com concessões, desde que estejam prontos.
Características / aspectos técnicos confirmados ou destacados
O que se sabe até agora, ou o que foi declarado oficialmente pela Yamaha ou por pessoas envolvidas:
| Item | Detalhe / Informação conhecida |
|---|---|
| Estágio de desenvolvimento | Ainda nos estágios iniciais. Testes de funcionalidade já foram feitos; desempenho comparativo ainda não foi confirmado. |
| Moto nova necessária | O diretor técnico Massimo Bartolini afirmou que a adoção de V4 exige projetar uma moto completamente nova, não só instalar outro motor no chassi atual. |
| Pilotos de teste | Augusto Fernández e Andrea Dovizioso já testaram o novo motor em pista privada. |
| Comparação com o motor inline-4 atual | A Yamaha vai manter ambos os protótipos (o novo V4 e o motor atual) por algum tempo para comparar. Fará a troca definitiva se o V4 demonstrar ser mais rápido. |

Possíveis vantagens / desafios
Vantagens esperadas
- Melhor tração traseira, especialmente em saídas de curva, aproveitando o V4.
- Potencial para maior desempenho em velocidade de ponta ou em regimes altos, dependendo do layout, escape, etc.
- Melhor distribuição de peso e possibilidade de maior rigidez estrutural com desenho novo. Bartolini mencionou que eles esperam ganhos se o V4 for mais rápido.

Desafios / riscos
- Projeto complexo: não é só motor → exige novo chassi, novo aerofólio, ajustes no conjunto todo
- Confiabilidade e fase de testes deve ser longa. Tudo indica que a Yamaha não vai lançar nada até ter certeza de que o V4 realmente traz vantagem.
- Peso, refrigeração, vibração e arquitetura interna vão precisar ser muito bem trabalhados para não haver perda em alguma área (por exemplo peso, centro de gravidade) ao trocar de um inline-4.
O que não se sabe com clareza ainda / o que não há confirmação
- Deslocamento cilíndrico exato (cc) do novo V4. Yamaha não divulgou ainda.
- Potência e torque esperados ou medidos até agora. (Só testes de funcionalidade foram feitos; desempenho não avaliado publicamente)
- Peso total da moto com o motor V4, distribuição de massa, altura de centro de gravidade etc.
- Configuração exata: ângulo entre cilindros, curso/diâmetro, virabrequim, tipo de escapamento, etc.
- Data exata de estreia em corrida ou da homologação oficial para uso em GP.
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