Duas campanhas de recall importantes chegam ao mercado brasileiro: a Honda convoca a aventureira CRF 1100L Africa Twin por falha elétrica no interruptor; e a Ducati aciona mais de 10 mil unidades da Panigale V4 e Streetfighter V4 por possível quebra do eixo traseiro. Pilotos, fiquem alertas.
Honda e Ducati revisam segurança de modelos premium
As fabricantes Honda e Ducati anunciaram quase simultaneamente campanhas de recall que atingem segmentos distintos, mas com o mesmo objetivo: proteger o piloto e reforçar a credibilidade das marcas.
Honda: falha no interruptor em aventuras

A Honda do Brasil convocou oficialmente os proprietários da CRF 1100L Africa Twin, anos-modelo 2021 a 2024, para atendimento gratuito. A marca informou que 4.058 unidades estão envolvidas no país.
O defeito está localizado no interruptor do punho esquerdo, que reúne os comandos da buzina e do farol alto/baixo — módulo que, em algumas unidades, pode apresentar mau contato elétrico, impedindo o acionamento da buzina ou a alternância entre farol baixo e alto.
Embora não haja registro de acidentes no Brasil pela falha, a Honda alerta que pode haver risco de infração de trânsito (por falha no farol) e coloca-se em posição preventiva. O agendamento do serviço se dá pelo site oficial ou central de atendimento.
Para os entusiastas da aventura, o fato traz dois recados: mesmo uma motocicleta topo de linha exige atenção aos detalhes “menores” (como interruptores e fiação), e potenciais compradores de unidades usadas devem checar se o recall foi atendido.

Ducati: eixo traseiro com risco estrutural

A Ducati notificou a convocação de mais de 10.000 unidades das motocicletas Panigale V4 (anos-modelo 2018 a 2025) e Streetfighter V4 (anos-modelo 2018 a 2025), para substituição gratuita do eixo da roda traseira (swingarm monobraço) por risco de perda de integridade estrutural — o que pode levar à quebra enquanto a moto está em uso.
No Brasil, a página de recall da Ducati já lista a campanha como “Substituição do eixo e do rolamento da roda traseira – balança traseira monobraço” para os modelos Panigale V4 e Streetfighter V4, ano-modelo 2018 até 2025.
O problema, em tese, pode ser crítico — a perda de controle da roda traseira em alta velocidade ou sob aceleração compromete a pilotagem de forma grave. A fabricante orienta que os pilotos afetados entrem em contato com sua concessionária autorizada e agendem o reparo gratuito o mais rápido possível.
Para o mercado brasileiro de superbikes e motos esportivas premium, tal recall ressalta duas lições: mesmo máquinas dotadas de tecnologia e desempenho elevados não ficam imunes a falhas; e o histórico de recall passa a ser parte essencial da avaliação de revenda ou compra.

Panorama e implicações para o piloto
- Amplitude e perfil dos modelos: enquanto a Honda atua em uma big trail de aventura (perfil passeio/estrada/urbano), a Ducati dirige-se ao segmento esportivo/naked premium — ambos segmentos exigem atenção redobrada.
- Tipo de falha: no caso Honda, trata-se de falha elétrica em componente de comando; no caso Ducati, falha estrutural no eixo da roda traseira — o que intensifica o caráter crítico.
- Importância para quem compra ou tem uma unidade: verificar se a moto está afetada, agendar o serviço e guardar comprovante do atendido; no caso da Ducati, especialmente importante para quem eventualmente utilize pista ou acelere forte.
- Imagem de pós-venda das marcas: ambas as campanhas reforçam que as fabricantes estão atentas à segurança — ainda que chamar à reparo possa gerar desconforto, a ação preventiva melhora a confiança no longo prazo.
- Para você piloto: foque em destacar que, seja pilotagem urbana, estradeira ou esportiva, o cuidado com manutenção vai além de óleo, filtros e pneus — também envolve componentes “menos visíveis”. E para leitores interessados em compra de usados, checklist de recall vira critério relevante.
Chassis inclusos:

Ducati:
Para os modelos Ducati Panigale V4 (2018-2025) e Ducati Streetfighter V4 (2018-2025), não há listagem pública de faixas de chassis liberamente divulgadas — apenas as datas de produção abrangidas: Panigale V4 produzidas 2018-2025 ambas.
Confira mais dicas como essa em nosso site.









