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Bajaj Dominar NS400z – Ficha Técnica Completa

foto: Bajaj do Brasil

A Bajaj Brasil já disponibiliza em seu site oficial a página da Dominar NS400Z, revelando muitos detalhes técnicos e recursos que configuram o que será esta naked de média cilindrada para o mercado nacional.

O modelo chega com preço sugerido de R$ 26.900,00.

A Bajaj destaca que a NS400Z oferece “experiência de pilotagem que combina potência bruta com controle absoluto”, e enfatiza a presença de tecnologias modernas para tornar sua operação mais segura e versátil.

A garantia oferecida pela marca é de 3 anos, o que é um diferencial interessante no mercado.

Com todos esses dados agora oficiais, vamos destrinchar tudo que a ficha técnica revela

A seguir, os dados técnicos divulgados pela Bajaj Brasil para a Dominar NS400Z:

Motor / Transmissão

foto: Bajaj do Brasil
  • Tipo: Monocilíndrico DOHC, 4 tempos, refrigeração a líquido, 1 vela
  • Cilindrada: 373,27 cc
  • Potência máxima: 40 CV @ 8.500 rpm
  • Torque máximo: 3,57 kgf·m @ 7.000 rpm
  • Tipo de Embreagem: assistida e deslizante (slipper clutch)
  • Transmissão: 6 velocidades
  • Sistema de partida: elétrica
  • Combustível: gasolina
  • Sistema de combustível: injeção eletrônica

Sistema elétrico / acessórios

foto: Bajaj do Brasil
  • Ignição: eletrônica
  • Bateria: 12 V, 8 Ah (VRLA)
  • Farol: full LED com DRL (assinatura visual diurna)
  • Controle de tração: eletrônico
  • Painel de instrumentos: digital com conectividade via Bluetooth (suporte a músicas, ligações e navegação via aplicativo Bajaj Ride Connect)
  • Entrada USB (carregador móvel)

Capacidades, dimensões e peso

  • Tanque de combustível: 12 litros
  • Comprimento × Largura × Altura: 1.990 mm × 820 mm × 1.057 mm
  • Distância entre eixos: 1.344 mm
  • Altura do assento: 807 mm
  • Distância mínima ao solo: 165 mm
  • Peso em ordem de marcha: 174 kg

Chassi, suspensão e freios

  • Suspensão dianteira: garfo invertido (USD) de 43 mm
  • Suspensão traseira: monochoque com sistema Nitrox
  • Freio dianteiro: disco de Ø 320 mm com ABS de duplo canal
  • Freio traseiro: disco de Ø 230 mm com ABS
  • Pneu dianteiro: 110/70-R17 (sem câmara)
  • Pneu traseiro: 140/70-R17 (sem câmara)
  • Roda: liga leve

Recursos adicionais / modos de pilotagem

foto: Bajaj do Brasil
  • Modos de pilotagem disponíveis: Road, Rain, Sport e Off-Road — que ajustam a entrega de potência e comportamento do ABS.
  • Para os modos Sport e Off-Road, o controle de tração pode ser desativado, permitindo uma pilotagem mais livre (ideal para quem quer explorar limites técnicos)
  • Aceleração eletrônica (ride-by-wire) está presente, integrando-se aos modos e controle de tração.

Análise dos números e implicações práticas

Com esses dados em mãos, podemos interpretar como a Dominar NS400Z tende a se comportar no dia a dia e quais são seus pontos fortes — e onde pode enfrentar desafios.

Potência e torque

  • Os 40 CV a 8.500 rpm não são valores “radicais” para a categoria 400 cc, mas já entregam desempenho sólido para uso misto (cidade + estrada leve).
  • O torque de 3,57 kgf·m a 7.000 rpm sugere que o motor vai exigir um regime de rotações mais elevado para extrair o máximo desempenho. Ou seja: não é uma moto que “empurra” com torque abundante em rotações muito baixas, exigindo que o piloto trabalhe bem as marchas.
  • Como a potência está relativamente alta, espera-se que seu comportamento seja mais “viva” em estrada ou em faixa intermediária de rotações.

Peso e dinâmica

  • Com 174 kg em ordem de marcha, a NS400Z está dentro de uma faixa razoável para uma naked de média cilindrada — não é leve, mas não é excessivamente pesada em comparação com rivais.
  • A altura de assento de 807 mm pode representar um desafio para pilotos de estatura mais baixa, especialmente em paradas ou manobras lentas.
  • A distância entre eixos de 1.344 mm e a geometria (não detalhada no site) devem oferecer um bom compromisso entre estabilidade em retas e agilidade em curvas.

Suspensão & freios

foto: Bajaj do Brasil
  • A presença de garfo invertido de 43 mm na dianteira é um ponto positivo para rigidez e comportamento em frenagens ou curvas rápidas.
  • O monochoque traseiro com Nitrox (provavelmente amortecimento a gás) sugere um controle mais refinado de impulso.
  • Os discos com ABS em ambos os eixos são essenciais para a segurança moderna, e o fato de serem dimensionados em 320 mm na frente / 230 mm atrás indica que a moto está bem “calibrada” para sua proposta de uso urbano/estrada.

Eletrônica e modos

  • Os 4 modos de pilotagem (Road, Rain, Sport, Off-Road) permitem adaptar a moto conforme condições de pista e estilo de pilotagem, o que é um diferencial notável para essa faixa.
  • A possibilidade de desativar o controle de tração nos modos Sport e Off-Road abre espaço para quem quer um comportamento mais “solto” ou técnico em pista ou em uso mais esportivo.
  • O painel digital com conectividade via Bluetooth e integração de navegação/músicas/chamadas aproxima a experiência da moto da de veículos mais modernos — bom para quem quer funcionalidade “smart”.

Autonomia / uso cotidiano

  • Com tanque de 12 litros, a autonomia não será necessariamente alta se o piloto mantiver regimes elevados de rotação, mas para uso misto pode render bem.
  • Em uso urbano e moderado, dependendo do consumo real (que a ficha não divulga), pode-se esperar uma autonomia razoável para percursos diários e viagens curtas.
  • Os pneus 110/70 dianteiros e 140/70 traseiros são adequados para a proposta de uso urbano/estrada, oferecendo equilíbrio entre aderência e conforto.

Pontos fortes, riscos e expectativas no mercado brasileiro

Destaques (“pontos fortes”)

  1. Tecnologia embarcada: modos de pilotagem, controle de tração, painel conectado — recursos não tão comuns nessa faixa de preço exigem bastante do marketing competitivo.
  2. Garantia de 3 anos, algo que pode atrair quem busca segurança pós-compra.
  3. Freios ABS duplo canal, indispensável hoje em dia para qualquer moto que queira competir com credibilidade.
  4. Design moderno e agressivo, com faróis full LED + DRL, que contribuem para identidade visual marcante.
  5. Transmissão com embreagem assistida e deslizante, suavizando o uso e fortalecendo a proposta mais esportiva.

Riscos / pontos de atenção

  • O fato de a potência ser “apenas” 40 CV pode gerar críticas frente a expectativas de 43 CV que circularam em rumores.
  • O torque, embora adequado, exige que o piloto revolucione mais para extrair desempenho — pode exigir mais atenção à pilotagem.
  • A altura do assento pode tornar difícil para alguns pilotos de menor estatura.
  • A rede de concessionárias e disponibilidade de peças licitadas para manutenção será fator decisivo para aceitação e valorização da moto com o tempo.
  • A homologação brasileira e eventuais ajustes para emissões, ruído ou confiabilidade em condições brasileiras (estradas, calor, manutenção) sempre podem gerar modificações em relação ao que é anunciado.

Expectativa de mercado

A Dominar NS400Z tem bastante potencial para conquistar entusiastas que querem “saltar” da categoria de 200–300 cc para algo mais robusto, sem ir necessariamente para o segmento “moto de alto desempenho”. Por R$ 26.900, oferece pacotes de tecnologia que podem competir favoravelmente com modelos de marcas mais tradicionais.

Se a Bajaj conseguir manter o equilíbrio entre custo de manutenção, confiabilidade e rede de suporte, a NS400Z pode se tornar uma das opções mais interessantes para quem busca uma naked moderna de média cilindrada no Brasil.

Confira mais fichas técnicas em nosso site.

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