Santa Cruz do Sul (RS) recebeu neste sábado (4) a corrida sprint da sexta etapa do MOTO1000GP, e quem brilhou foi Theo Manna. O piloto da Ipiranga Lubrificantes Camargo Bioleve Racing confirmou o favoritismo após liderar os treinos e baixar o recorde da pista três vezes entre classificatórios e Superpole, garantindo sua segunda vitória na temporada pela BMW Motorrad.
Em seu segundo fim de semana com a moto alemã — o primeiro foi em Cascavel —, Manna mostrou consistência desde a largada e controlou a pressão de seus rivais até a bandeirada. A vitória soma-se à sua primeira conquista no campeonato, registrada ainda na abertura de 2024 em Goiânia.
“Foi preciso manter a atenção do início ao fim, sem passar do limite, porque os pneus aquecem muito nessa pista. No final, escorregava um pouco, mas consegui manter o ritmo. Essa vitória é para a BMW, Ipiranga e Bioleve. Amanhã tem mais”, comemorou o vencedor.
Pódio e briga pelo campeonato

O argentino Ramiro Gandola (Agem Racing), atual bicampeão e vice-líder da categoria, terminou em segundo, registrando ainda a melhor volta da corrida (1min23s120). Com o resultado, ele chega a 117 pontos e empata na liderança do campeonato com seu compatriota Mauro Passarino (BG Race Team), que terminou apenas em sexto.
O francês Matthieu Lussiana (Cesar Barros Racing) completou o pódio em terceiro após seu retorno ao circuito gaúcho, onde havia competido pela última vez há dez anos.
“Já deu tempo para todo mundo andar, o ritmo está muito forte. Para mim, o ideal é acompanhar e tentar atacar no final. Vai ser uma corrida disputada amanhã”, destacou Lussiana.
Na sequência, Sebastian Salom (W2V Racing) terminou em quarto, seguido por Eduardo Burr (Prt – Burr Motorsports) e por Passarino.
Categorias 1000 Evo e 1000 Light
Na 1000 Evo, a vitória ficou com Diego Hilel (Castrol), seguido por Gleidson Babinha (Motobel Brothers) e Julio Fortunato (Sport Plus Racing).
Já na 1000 Light, o vencedor foi Thiago Fonseca (NRT), com Vinicius Gois (Castrol) em segundo e Eduardo Marques (Motobel Brothers) em terceiro.
Como foi a corrida
Logo na largada, Gandola assumiu a ponta, mas Manna recuperou a liderança ainda antes da primeira curva. O líder da temporada, Passarino, saiu da pista e perdeu posições, caindo para o meio do pelotão.
Manna manteve ritmo forte, controlando a vantagem sobre Gandola, enquanto Lussiana e Salom brigavam intensamente pelo terceiro lugar. Mais atrás, Passarino tentou recuperação e chegou a lutar pela quinta posição.
Na volta final, Gandola ainda pressionava Manna, mas o brasileiro manteve a concentração mesmo ao enfrentar retardatários, cruzando em primeiro para confirmar o triunfo.
Próxima corrida
A prova principal da GP1000 acontece neste domingo (5), às 15h15, com transmissão ao vivo pelo BandSports, New Brasil, RACER Network e no YouTube oficial do MOTO1000GP.
GP1000 – 1000 Evo – 1000 Light – Classificação
(Resultado da prova deste sábado após 10 voltas)
1º) Theo Manna (BMW/GP1000), Ipiranga Lubrificantes Camargo Bioleve Racing, 10 voltas em 13min59s365
3º) Matthieu Lussiana (Ducati/GP1000), Cesar Barros Racing, a 11s946
4º) Sebastian Salom (BMW/GP1000), W2V Racing, a 12s093
5º) Eduardo Burr (BMW/GP1000), Prt – Burr Motorsports, a 14s714
6º) Mauro Passarino (BMW/GP1000), Bg Race Team, a 14s789
7º) Diego Hilel (BMW/1000 EVO), Castrol, a 42s756
8º) Gleidson Babinha (BMW/1000 EVO), Motobel Brothers, a 47s467
9º) Julio Fortunato (BMW/1000 EVO), Sport Plus Racing, a 1min00s498
10º) Ricardo Fox (BMW/1000 EVO), Bieffe Racing Team / Triumph / Castrol, a 1min03s206
11º) Thiago Fonseca (Kawasaki/1000 Light), Nrt, a 1min06s155
12º) Vinicius Gois (Honda/1000 Light), Castrol, a 1min06s590
13º) Eduardo Marques (Honda/1000 Light), Motobel Brothers, a 1min22s290
14º) Paulo Grochoski (BMW/1000 Light), Xmotox Evo, a 1min29s712
15º) Luis Ferraz (BMW/1000 Light), Team Brasil, a 1min31s453
Melhor volta: Ramiro Gandola
Confira mais sobre Moto1000GP em nosso site.












