Análise da corrida em Jerez – MotoGP 2025 (Domingo)

Resumo da Corrida

Logo na largada, Alex Márquez mostrou que estava determinado a dominar. Com uma estratégia de pneus médios novos na frente e atrás, ele manteve um ritmo constante entre 1’37 e 1’38 por volta, sem oscilações bruscas. Sua melhor volta foi registrada em 1’37.349, ainda nas primeiras voltas, quando a moto estava com tanque mais cheio, o que reforça o quão confortável ele estava.

Fabio Quartararo (Yamaha) surpreendeu positivamente. Mesmo com um equipamento inferior em termos de potência em reta, o francês usou sua pilotagem precisa para poupar pneus e atacar nas voltas finais, garantindo um excelente segundo lugar.

Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo) teve bom início, mas sofreu com perda de rendimento nas últimas voltas e não conseguiu ameaçar os dois primeiros, fechando em terceiro.

Maverick Viñales (Red Bull KTM Tech3) também teve desempenho forte, ficando muito próximo do pódio, enquanto Fabio Di Giannantonio (VR46 Ducati) confirmou a boa fase da equipe satélite Ducati com uma sólida quinta posição.

Análise de Desempenho

  • Alex Márquez – Consistência extrema: apenas pequenas variações de tempo entre as voltas. Sua melhor passagem (1’37.349) e média de corrida muito fortes garantiram a vitória.
  • Fabio Quartararo – Forte no miolo técnico do circuito. Perdeu um pouco nas retas, mas compensou em curvas rápidas e freadas agressivas.
  • Francesco Bagnaia – Rápido no começo, mas perdeu rendimento após metade da prova, provavelmente por superaquecimento dos pneus traseiros.
  • Maverick Viñales – Fez boa gestão dos pneus, mas faltou velocidade final para brigar diretamente pelo pódio.
  • Pedro Acosta – Impressionante regularidade para um rookie. Terminou em 7º, mostrando maturidade e habilidade para lidar com corrida longa.

Condições de Corrida

  • Temperatura ambiente: elevada, exigindo muito da gestão de pneus.
  • Pista: seca durante toda a prova.
  • Estratégia dominante: pneus Slick Médios tanto na frente quanto na traseira.
  • Desgaste: pneus traseiros começaram a cair a partir da volta 15, impactando bastante o ritmo final dos pilotos.

Curiosidades

  • Velocidade máxima do dia: Fabio Di Giannantonio (VR46 Ducati) atingiu 300 km/h na reta principal.
  • Melhor volta da corrida: Alex Márquez com 1’37.349.
  • Piloto revelação: Pedro Acosta, pela maturidade mostrada na sua primeira temporada completa na MotoGP.
  • Marcas dominantes: Ducati e KTM se mantiveram na dianteira, mostrando a força dos projetos europeus.

Resumo Final:
Alex Márquez não apenas venceu: controlou a corrida do início ao fim, sem dar chances reais aos adversários. A briga pelo segundo lugar mostrou que Fabio Quartararo ainda é um dos grandes talentos da MotoGP, enquanto Bagnaia garantiu pontos preciosos mesmo sem o brilho habitual. O campeonato promete emoções ainda maiores nas próximas etapas.

PosiçãoPilotoEquipeMelhor Volta
Alex MárquezGresini Racing Ducati1’37.349
Fabio QuartararoMonster Energy Yamaha1’37.502
Francesco BagnaiaDucati Lenovo Team1’37.422
Maverick ViñalesRed Bull KTM Tech31’37.575
Fabio Di GiannantonioPertamina Enduro VR46 Ducati1’37.591
Brad BinderRed Bull KTM Factory Racing1’38.117
Pedro AcostaRed Bull KTM Factory Racing1’37.882
Ai OguraTrackhouse Aprilia1’38.009
Enea BastianiniRed Bull KTM Tech31’38.305
10ºLuca MariniHonda HRC Castrol1’38.242
11ºJohann ZarcoCastrol Honda LCR1’38.133
12ºMarc MárquezDucati Lenovo Team1’37.544
13ºAlex RinsMonster Energy Yamaha1’38.324
14ºAleix EspargaróHonda HRC Test Team1’38.420
15ºMarco BezzecchiAprilia Racing1’37.406
16ºRaul FernandezTrackhouse 1’38.450
17ºAugusto FernandezPrima Pramac Yamaha1’38.637
18ºLorenzo SavadoriAprilia Racing1’39.311
19ºFermín AldeguerGresini Racing Ducati1’37.531
20ºFranco MorbidelliPertamina Enduro VR46 Ducati1’37.852
21ºJoan MirHonda HRC Castrol1’37.843
22ºJack MillerPrima Pramac Yamaha1’38.119
23ºSomkiat ChantraIdemitsu Honda LCR1’39.610

Compartilhe nas redes sociais